Encontre aqui!

quarta-feira, janeiro 26

Um Rio em Janeiro...

Mais uma vez, luto em Petrópolis.

Luto por toda a Região Serrana do Rio de Janeiro. E digo mais uma vez porque sendo moradora vejo isso acontecer ano após ano e só vai piorando.
Ontem passei o dia em casa acompanhando as notícias e a cada hora as imagens ficavam mais assustadoras e o número de mortos só aumentava. Nesse momento - 09:47h - o número de corpos encontrados é de 352. Muita gente desaparecida, pessoas que foram levadas pela enxurrada de água, lama, árvores, pedras...
Está dificil escrever. Muita coisa passando pela cabeça, mas dificil colocar em linhas aqui.
A ajuda as vitimas se faz necessário agora, entretanto a melhor ajuda deve ser feita ao longo do ano, com medidas preventivas para que tragédias como esta não aconteçam mais. A mobilização que se faz para ajudar a todos nesse momento tão dificil deve também acontecer para cobranças ao governo que simplesmente fecha os olhos em épocas de calmaria para o crescimento desordenado da cidade que vai tomando conta de encostas e beiras de rio.
Em 1988 a tragédia que matou 172 pessoas, aqui, na frente da minha casa, foi sanado com o reflorestamento do morro. Mas o número de casas 23 anos depois quase triplicou. E aí??? Haja reflorestamento para segurar tanta construção irregular. Cade a fiscalização? É isso.... é isso!!! Não há fiscalizaçao, não há preservação, não há prevenção, não há nada!!!!!
E agora, para muitas famílias, não há mais nada mesmo. Só dor!

Renata Graña Garcia - 13/01/2011
Dona do Pequenos Fragmentos de Luz e moradora de Petrópolis .


* Apesar de muita inspiração, encontrada em muitas lágrimas derramadas vendo tv durante todos esses dias, preferi deixar aqui o texto da Rê, que estava lá...vendo a Serra virar mar...
Ainda não cabe revolta. E a tristeza vem sendo preenchida pela solidariedade.

_____________________________________________________________________________

Olhando de longe...

Aqui, do interior de SP a gente só fica olhando de longe? Não.
A Genebra Cargas (empresa em que orgulhosamente trabalho), á Rádio Clube Am, o Jornal O Debate, A PM da cidade de São Manuel e das cidades vizinhas, as Igrjas, Entidades e o povo, juntos, arrecadaram em torno de 10 toneladas de donativos que a essa hora devem estar sendo distríbuidos em Nova Friburgo e nas outras áreas atingidas.



Muitas garrafas de água, mantimentos, leite, fraldas descartáveis, roupas e calçados...



Material de limpeza, de higiene pesoal, papel higiênico, e muitos brinquedos para as crianças...



O mais bonito de tudo isso?
As pessoas que durante todo o dia chegavam até o barracão da Genebra Cargas trazendo suas doações não eram pessoas de posses, gente de dinheiro... Eram pessoas e famílias inteiras de gente simples, que rala pra ter um pouco na vida, mas sorri com os olhos quando divide parte desse pouco com os irmãos que não tem mais nada.

Rê... lindo isso não é amiga?

Ao povo de São Manuel e das cidades vizinhas, a todos que colaboraram de alguma forma com essa ação eu deixo meu particular muito obrigado.

2 comentários:

Sandro Dálio disse...

Pri, que gostoso ajudar não é mesmo?
Que bom que temos respaldo dessa população maravilhosa!
Foram 10 mil quilos de carinho; 10 mil corações pulsando no mesmo compasso, o compasso da CARIDADE!

Orgulhe-se mesmo de pertencer à Genebracargas, assim como orgulho-me em pertencer à Rádio Clube AM... tudo começou nestas duas empresas amigas!

Parabéns ao povo de São Manuel e... VAMOS EM FRENTE!

Fica com Deus!

Sandro Dálio

* _ Pri CastRo _ * disse...

Me orgulho mesmo Sandrão!Muito...
Por ter o privilégio de trabalhar com o que gosto, numa empresa conceituada, e por ter a sorte de ter um patrão como Flávio Ragazzi...que me ensina algo todos os dias...

Essa campanha foi um show!
Nossa parte foi muito bem feita!

Abração!