Encontre aqui!

domingo, outubro 17

Vencedor da 1ª Enquete Autor da Quinzena: Arnaldo Jabor

E o cronista vencedor da primeira enquete é...
Arnaldo Jabor, com 77 % dos votos, 21 dos 27 totais.





Arnaldo Jabor nasceu em 12 de dezembro de 1940 (69 anos), no Rio de Janeiro.
É cineasta, crítico e escritor. Já foi técnico de som, crítico de teatro, roteirista e diretor de curtas e longas metragens.
Na década de 90, por força das circunstâncias ditadas pelo governo Fernando Collor de Mello, que sucateou a produção cinematográfica nacional, Jabor foi obrigado a procurar novos rumos e encontrou no jornalismo o seu ganha-pão. Estreou como colunista de O Globo no final de 1995 e mais tarde levou para a TV Globo, no Jornal Nacional e no Bom Dia Brasil, o estilo irônico com que comenta os fatos da atualidade brasileira. Certamente você já ouviu um destes comentários, que param as salas das famílias mais barulhentas pelo país.

Como cineasta, já faturou prêmios como o Urso de Prata do Festival de Berlim e o Kikito de Ouro no Festival de Gramado, por Toda Nudez Será Castigada (1973).
Entre outros de seus filmes estão: O Casamento (1975), Tudo Bem (1978), Eu sei que vou te amar (1984) e Suprema Felicidade (2010).

Jabor tem seis livros publicados: Os Canibais estão na sala de jantar (1993), Sanduíches de Realidade (1997), A invasão das Salsichas Gigantes (2001), Amor é Prosa, Sexo é Poesia (2004), Pornopolítica (2006), Eu sei que vou te amar (2007).

Particularmente, nunca li nenhum livro de Jabor, mas conheço muitas de suas crônicas e citações, e o que caracteriza seu estilo, além da ironia em comentar a verdade é o modo simples e direto com que escreve. Bem redundante, mas sem ser óbvio, pra mim Jabor simplesmente escreve, por isso é tão popular entre os que apreciam cronistas e prova disso é seu sucesso nessa enquete.


_________

Ps:Outras enquetes com cronistas irão aparecer, ainda tem muita gente boa pra pintar por aqui.

Obrigado a todos que participaram dessa primeira enquete.

Aproveite e vote na nova enquête lá do lado esquerdo da tela, agora é a vez dos grandes poetas.

Um comentário:

Bruno Comotti disse...

Eu votei nele! :)
Cheio de Jabor por aqui hein?! rs
bju bju!